segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

DC Earth One

A DC Comics anunciou pra esse ano uma série chamada Earth One. Na verdade é um selo novo da editora, aonde eles apresentarão novas origens de personagens consagrados da casa. É basicamente a mesma coisa que a Marvel fez com sua linha Ultimate (aqui no Brasil publicada na série Marvel Milennium: Homem-Aranha), ou seja, pegar seus personagens e mostrar uma nova origem, que não tem ligação com a gigantesca cronologia dos personagens. Com isso, a idéia é chamar novos leitores para os quadrinhos. Leitores que assistam os filmes ou desenhos dos heróis, mas que nunca tiveram contato com uma hq e tão pouco querem ir atrás de decadas de história para colocar a leitura em dia e entender o que está acontecendo nas histórias.
A diferença do que a DC vai fazer, para o que a Marvel vem fazendo, é que a primeira não irá lançar séries mensais novas, e sim publicar num formato graphic novel, ou seja, como um encadernado, com um arco fechado. Com isso a editora alcança um mercado cada vez mais ascendente nos quadrinhos: os encadernados e álbuns. O universo Eartn One permite ao leitor pegar uma edição qualquer que for lançada, independente de qual número for, e ler sem problemas nenhum.
Os dois primeiros encadernados não poderiam deixar de ser outros senão Batman: Earth One e Superman: Earth One. E assim como fez a Marvel, a DC chama um time de feras pra produzir as séries. Para o homem morcego temos o homem faz tudo na DC Geoff Johns e para os desenhos Gary Frank (Hulk, Poder Supremo). Já para o homem de aço, o escritor é J. Michael Straczysnki, que acabou de sair da Marvel. Nos desenhos foi chamado o novato Shane Davis (Superman e Batman).
E assim como no universo Ultimate, no Earth One os personagens ganham roupagens novas. Por exemplo Alfred não será aquele bom e velho mordomo. Na história ele será um antigo combatente da infantaria inglesa, e terá uma aparência bem diferente daquela que estamos acostumados. Ainda segundo os editores, as histórias se passam no mesmo selo, mas não tem interligação entre si. Eventualmente os personagens possam se encontrar ou coisa do tipo, mas no começo é cada um na sua.
O mais interessante é que de inicio, foi anunciado que a periodicidade das revistas será mensal. Ou seja, um encadernado novo por mês nas bancas. Se for isso mesmo, esperamos que os escritores e desenhistas consigam dar conta de tudo isso e que a DC mantenha as vendas, pois pagar entre 14 e 20 dólares por mês num encadernado, talvez não seja algo que alguns leitores estejam dispostos a fazer. Mas isso é uma outra discussão.
Recentemente saiu uma notícia de que os encadernados não teriam frequência e sairiam conforme os artistas entregassem as histórias. Vamos ver como que vai ser.
A editora promete ao longo do ano mais personagens recebendo suas novas versões. As apostas vão para Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde (por causa do filme) e claro, a Liga da Justiça.
Em breve a editora anuncia a data de lançamento.

Nenhum comentário: