quinta-feira, 18 de março de 2010

Debatendo Quadrinhos: Crossovers

Bem vindo a mais uma coluna Debatendo Quadrinhos. E hoje o tema é polêmico (para alguns): crossovers. O que seria um crossover? Traduzindo ao pé da letra seria algo como cruzamento. No mundo dos quadrinhos essa palavra se aplica ao encontro de heróis. Crossovers existem desde os anos 60, quando, por exemplo, o Quarteto Fantástico participava da revista do Homem-Aranha. Nas década seguintes, os crossovers eram usados para que as vendas de uma determinada revista subissem. Se a série do Capitão América não está vendendo bem, faz uma história com os X-Men, que certamente dará um up na revista.
E foi nos anos 90 que crossovers ganhou um outro tom. Teve-se a idéia de cruzar heróis de editoras diferentes. A premissa é interessante, afinal quem não gostaria de ver Batman se socando com o Capitão América? Ou então Homem-Aranha medindo forças com Spawn? Seria muito legal, se (na maioria das vezes) as histórias não fossem uma porcaria.
Claro que, os mais saudosos vão me cornetar dizendo que os crossovers entre editoras não começaram nos anos 90, mas sim muito antes, em encontros como Super-Homem e Homem Aranha, Hulk e Batman e X-Men e Novos Titãs, todos datados dos anos 70. Mas quando eu me refiro a ganhar um outro tom, quero dizer que foi nos anos 90 que virou festa e todo mundo encontrava com todo mundo. Esses encontros dos anos 70 são até charmosos.
Esse assunto merece ser tratado um pouco mais detalhado, então vamos separar por tópicos.
MARVEL V.S DC
As duas maiores editoras de quadrinhos americanos inauguraram esse segmento de crossovers com os já citados encontros dos anos 70. E nos anos 90 eles voltaram com tudo. Primeiro com a mega-planejada mini-série Marvel v.s DC. Que chegou a ganhar mais duas encarnações. Tudo seria perfeito se a história não fosse um lixo. E o resumo que eu vou fazer deste crossover, se aplica a todos os outros. Primeiro os heróis de esmurram (isso porque uma simples conversa bastaria, na maioria das vezes); depois um conta vantagem sobre o outro e sempre falam uma frase de efeito (totalmente brega); aí eles descobrem que, um vilão em comum os jogou um contra o outro e pra finalizar eles juntam as forças pra dar um cacete no vilão. Sabendo disso, você está por dentro da maioria dos crossovers. E Marvel v.s DC não é diferente. Todo mundo luta entre si e depois se junta pra derrotar um vilão (geralmente meia-boca).
As duas editoras ainda produziram outros encontros, geralmente com Batman: Homem-Aranha, Demolidor e Justiceiro encontraram com o morcego 2 vezes cada. Destaque pro 1º encontro entre Justiceiro e Batman, que tem um roteiro bacana de Chuck Dixon e os desenhos de John Romita Jr.
Na sua grande maioria, os encontros tinham tudo pra ser bons, e até contavam com bons escritores e desenhistas, mas devido a interferência das editoras, as histórias acabavam por ficar uma bela porcaria.
MARVEL V.S IMAGE
Esses talvez sejam os piores. Personagens como Badrock, Youngblood e Backlash são cópias tão descaradas de alguns personagens da Marvel, que deveria se ter vergonha de fazer certos encontros. O destaque fica pra mini-série que reuniu X-Men e Wild Cats que é bacana, e só. O resto é tão ruim que nem vale o comentário. Histórias infantis e por muitas vezes sem nexo, que insultam a inteligência do leitor.
DC V.S IMAGE
Adivinha qual personagem que mais se encontrou com os personagens da Image? Se disse Batman, acertou em cheio. No geral, os encontros entre as duas editoras se saem um pouco melhor do que os do tópico anterior. Mas também não é lá essas coisas.
DC V.S OUTROS
Esses outros seriam personagens como Aliens, Predador, Exterminador do Futuro, Juiz Dredd, Grendel, Hellboy e etc. Nesse caso os encontros são bons também (não todos, claro). Batman v.s Aliens e Superman v.s Aliens são bem fracos, sendo que tinha potencial pra se darem melhor,.
TODO MUNDO V.S TODO MUNDO
Aliens v.s Predador v.s Robocop v.s Exterminador do Futuro v.s Juiz Dredd v.s Tarzan(??).
Na sua grande maioria, personagens saídos de filmes se digladiam, transformando tudo numa grande diversão, mostrando que, talvez, o problema dos crossovers seja os que envolvem heróis.
OS BONS CROSSOVERS
Nem tudo é lixo. Temos aqueles encontros que não são primores de histórias, mas cumprem a missão básica de uma história em quadrinho: entreter. Liga da Justiça e Vingadores, Batman e Deathblow, Wild Cats e Aliens, Batman e Spawn (o 1º encontro) entre outros, figuram como os bons crossovers.
CROSSOVERS BIZARROS
Tá, Superman encontrando o Pernalonga é bizarro, mas Superman e Tarzan é uma forçação de barra. Sério, o que o personagem mais foderoso do planeta vai fazer que precise da ajuda do Tarzan? O que o Tarzan pode fazer pra ajudar? Nada.
E vamos falar do Tarzan de novo. Ele já se encontrou com o Predador. É bizarro, mas é legal, porque tem tudo a ver com o clima do 1º filme do alíenigena. O que torna esse encontro bizarro é o fato da gente ouvir o nome tarzan e lembrar daqueles filmes dos anos 40, em que ele balançava pra lá e pra com aquela sunguinha camuflada.
Pra finalizar, Zorro v.s Drácula. nem precisa dizer nada né.
Existem outros crossovers bizarros, legais, horríveis e inusitados.
Aqui no blog ta rolando uma enquete desde o ano passado perguntando a opinião dos internautas sobre crosovers. De sua opiniao e é claro, comente falando o que ache de crossovers, se concorda ou discorda do que eu falei aqui.
Até a próxima.

5 comentários:

Julio disse...

Com raras exceções, não gosto de crossover!!

Ainda bem que essa moda passou... é um tipo de história que não permite miutas variações dentro do tema... "herói encontra herói e saem na porrada pra depois ficarem amiguinhos e enfretarem uma ameaça em comum"...

nhééé....

Felipe Caetano disse...

Pois é julio... é exatamente isso que eu quis expor na postagem... são poucos os crossovers que contam boas histórias... poucos mesmo.. hehe

NONA ARTE disse...

eu tenho alguns exemplos de bons crossovers! Curti bastante Liga da Justiça e Planetary (apesar de ter algums praxes é bem interessante), Planetary e Batman tambem é muito legal, mostra o batman em várias fases!Quarteto fantástico e Super-homem não é magnífico, mas achei interessante a idéia do Galactus ser o devorador de Kripton. Liga vs Vingadores vale a pena tambem... George Peres é fantástico! Mas nunca, nunca leiam nem sobre tortura DC vs Marvel!

NONA ARTE disse...

*Sob tortura

Felipe Caetano disse...

ééé... eu até acho q, na essência, os crossovers são boas idéias... mas geralmente são escritos por pessoas q não sabem aproveitar a boa oportunidade...