quarta-feira, 10 de março de 2010

Image United

Chega no mês de Abril nas comic shops americanas o último número da mini-série Image United. Mas o que é Image United? Antes um breve histórico da editora Image. No começo dos anos 90 a Marvel tinha em seu cast de artistas os nomes mais promissores do mercado: Jim Lee, Erik Larsen, Marc Silvestri, Rob Liefeld, Todd McFarlane entre outros. Insatisfeitos com algumas atitudes da Marvel na época, esses artistas se juntaram com outros e resolveram formar uma editora nova, onde todo mundo poderia ter liberdade artística. Surgiu então a Image. Títulos como Spawn, Wild Cats, Gen 13, Cyber Force, Youngblood, Savage Dragon, Witchblade entre outros foram criados. O sucesso de vendas foi imediato. Milhões de revistas eram vendidas pela editora. Claro que a qualidade das séries eram duvidosas. Muitas das histórias eram plágios mal feitos de histórias ruins da Marvel. E outras primavam só pelo desenho e tinham roteiros horríveis. Durante alguns anos essas séries eram sinônimo de boas vendas, chegando inclusive a ameaçar as vendas de Marvel e DC.
Mas conforme o tempo foi passando, as pessoas oram percebendo o lixo que estavam lendo. A editora então foi desmembrada. O estúdio Wildstorm de Jim Lee, foi comprado pela DC. Top Cow de Marc Silvestri e McFarlane Studios, seguiram na Image. As revistas dos estúdios de Liefeld começaram a sair de forma independente. No final dos anos 90, a editora em nada se parecia com aquela que revolucionou o mercado de quadrinhos. Vendas baixas, histórias ruins e autores desconhecidos quase que acabaram com a Image.
Em meados dos anos 2000 a editora passou por uma reformulação me títulos novos foram criados. 2 séries chamaram a atenção logo de cara: Os Mortos Vivos e Invencível, ambas escritas por Robert Kirkman. O rapaz foi crescendo dentro da editora e emplacando boas vendas, além de boas críticas.
Ano passado, ele teve a idéia de juntar os medalhões da editora num crossover que teve início na série do Invencível. Spawn, Savage Dragon, Youngblood (a essa altura os personagens de Rob Liefeld voltaram a sair sob o selo Image), Pitt, Witchblade entre outros iriam se encontrar. o 1º número da mini-série saiu em Novembro. E venderam muito bem. As edições 1 e 2( que saiu em dezembro), precisaram de uma 2ª impressão.
Na trama um vilão em comum ameaça todo o universo Image. Claro, cabe aos heróis se juntarem e acabar com esse mal. E o mais interessante: cada artista desenhará seu personagem na hora que ele aparece. Os desenhos são de Portacio, mas por exemplo, na hora que Spawn aparece, é Todd McFarlane quem desenha e assim por diante. Isso fez com que a série demorasse bastante para ser feita.
As capas são feitas por vários artistas que também participaram da Image: Whil Portacio (que foi o criador dos WetWorks), Dale Keown (criador de Pitt), Greg Capullo (que desenhou por muito tempo Spawn). Jim Lee também fez uma das capas, mostrando que Kirkman não deixou de fora um dos criadores da editora. Mas a particpação dele fica limitada a fazer uma capa mesmo.
Vamos ver se alguma editora no Brasil se prontifica a publicar esse material. Mas ficará meio difícil, já que esses personagens estão dívididos entre HQM (Savage Dragon, Invencível), Pixel Media (Spawn), Panini Comics (Witchblade, Darkness, Youngblood, Cyberforce).

4 comentários:

Julio disse...

Eu acho que o Mundo (e o Brasil) podem sobreviver sem Image United... :-P

Felipe Caetano disse...

hehehehe...
também acho Julio

NONA ARTE disse...

Concordo com o Julio! mas ate que a idéia não é tão ruim, de cada artista desenhar seu personagem, com excessão de Rob Liefeld.. que o mundo, o Brasil e todos o resto do universo poderia viver sem ter conhecido! hahahhah

Felipe Caetano disse...

Liefeld é um mestre...
kkkkkkkkkkkkkk