quarta-feira, 28 de julho de 2010

Debatendo Quadrinhos: Atrasos

Depois de um tempo sem aparecer, aqui está a coluna Debatendo Quadrinhos. E hoje o tema é algo que deixa os leitores com os nervos a flor da pele: os atrasos nos lançamentos de determinadas revistas.
A bronca não é pelo atraso de uma série que acabou de sair nos Estados Unidos, ou pela demora de determinada história ser publicada. O grande problema é quando acontece atrasos em edições já anunciadas e com data certa para sair. Se fosse um atraso de dias, seria ruim, mas algo aceitável. Agora quando a revista demora meses para sair (quando sai), isso acaba fazendo com que os leitores percam a paciência. Sei dos problemas que acomete as editoras brasileiras, sobretude as editoras que publicam quadrinhos. A grande maioria resolveu optar por uma distribuição setorizada, para não perder dinheiro. Aumento de preços, mudanças editoriais, enfim. A situação não é fácil pra ninguém, mas se algo está errado, ou se não há 100% de certeza do lançamento de uma edição, então não prometa nada.
Canso de elogiar a editora Panini aqui. Seja por seus bons lançamentos ou pela ousadia de lançar edições até então inéditas no Brasil, seja por seu formato ou por seu contéudo. Mas a editora italiana está testando os leitores de uma forma irritante. Se fizermos uma lista de promessas feitas por eles, q que não foram lançadas, ela tomaria conta do post todo, mas vou citar alguns:
  • PODER SUPREMO - o encadernado da série de J. Michael Straczynski e Gary Frank foi prometido a quase dois anos, e até agora, nada.
  • INUMANOS - anunciado quase na mesma época, a edição definitiva da ótima mini de Paul Jenkis e Jae Lee caiu no esquecimento.
  • AS AVENTURASDA LIGA EXTRAORDINÁRIA VOL. 1 - essa é uma promessa que vem pulando de mês em mês. Será que a série de Alan Moore e Kevin O´Neil sai esse ano ainda?
  • SURPREENDENTES X-MEN VOL. 2 - primeiro haviam falado que dividiriam o volume em dois. Mês passado confirmaram que seria um volume único. Até agora nada.
  • SUPREMOS VOL. 2 - Esse então é quase uma lenda. Quem sabe com os filmes dos Vingadores chegando...
Esses foram só alguns exemplos. Em alguns desses casos, a desculpa dada foi que os fotolitos originais não foram enviados a tempo. Tudo bem, isso acontece. Mas porque anunciar aos 7 ventos o lançamento do material, se ele não está pronto ainda?
Me lembro de um dirigente de um time de futebol que certa vez disse: ``não gosto de anunciar a contratação de um jogador antes que eu tenha total certeza de que o atleta é nosso. Não faço propaganda enganosa para os nossos torcedores.´´ Isso é verdade e é uma coisa que deveria ser adotada pelas editoras nacionais. Novamente, entendo os percalços e problemas que acontecem na produção de um material como esse, mas tudo tem seu limite. Eu defendo a tese de que só se deve anunciar um material quando o editor já tem um exemplar em mãos. Aí sim.
E esse não é um problema só da Panini não. Muito pelo contrário, todas as editoras sofrem com isso. Em alguns casos é culpa da distribuídora que atrasou a entrega dos materiais. Outras vezes a culpa é da gráfica que também atrasou. Mas tem hora que isso se torna pura imprudência editorial.
O grande medo na verdade, é que essas séries anunciadas nunca serem publicadas. Ou que as continuações de edições lançadas não cheguem a ver a luz do dia. Com a excessão de Sandman, os outros álbuns lançados da Panini perigam ficar incompletos. Isso foi uma coisa que a editora já falou: se vender bem, continua, senão, já era. Como foi o caso da ótima série de encadernados Os Maiores Clássicos da Marvel. As coleções de Thor e Quarteto Fantástico ficaram incompletas por causa das baixas vendas. E o leitor ficou na mão.
Nós fãs, gostamos de todos esses lançamentos e esperamos que não pare por aí. Mas tem que ter cuidado com isso tudo. Porque se fica prometendo demais as coisas e não lança, a editora acaba passando por poliqueira, ou seja, promete, promete e na hora do vamos ver, não lança nada e deixa a gente chupando o dedo.
Tem que ter mais atenção com esse assunto. É inegável que a Panini Comics está realizando um trabalho sem precedentes com os quadrinhos no Brasil. Mas esses atrasos acabam manchando um pouco a imagem deles.
Bom era na época da Abril, em que as revistas eram anunciadas e tinham até dia certo de lançamento.

O que acham desse assunto? Concordam? Discordam? Não acham nada?
Pois então não perca tempo e comente.

Até sexta-feira.

4 comentários:

Luis disse...

Eu acho isso uma puta falta de sacanagem
a pior coisa q tem é vc fika na espera de alguma coisa e chega na hora e nada,sei q o foco aki são os quadrinhos mais isso acontece com os mangas tbm
manga q é quinzena vira mensal,depois vira bimestral e depois vira raiva.
Acho q eles deviam mesmo só anunciar se tiver certeza e for cumprir com a palavra

Felipe Caetano disse...

pois é cara... quando eu disse que isso não é um problema só da panini, me referia a Conrad... que simplesmente abandfonou a linha de mangas... uma pena

NONA ARTE disse...

Isso ja aconteceu com qualquer editora que tenha trabalhado com quadrinhos no mercado brasileiro. Com a Abril, os atraso eram bem menores assim como o investimento em edições decentes. O anúncio antecipado existe para especular o interesse real dos consumidores de HQ. Hoje a produção de quadrinhos tem Status de Industria, e como qualquer outra indústria não querem investir em algo que vá dar errado... só podemos reclamar e torcer nesses casos!

Felipe Caetano disse...

Isso aí Tiago... esse comentário complementa o post... pra não achar que eu só falo mal...