segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Inédito por Aqui: Asterios Polyp

No ar mais uma coluna nova aqui no blog Nona Arte. No Inédito por Aqui, mostraremos materiais que ainda não chegaram em terras tupiniquins, mas que certamente mereciam uma chance.
Pra inaugurar a coluna, uma série elogiadíssima lá fora e que recentemente ganhou diversos prêmios. Estou falando de Asterios Polyp, do gênio David Mazzuchelli (sim, o desenhista de A Queda de Murdock e Batman Ano 1).
Depois de mais de 10 anos fora dos mundos dos quadrinhos, Mazzuchelli retornou em grande estilo, escrevendo e desenhando essa graphic novel que já ganhou prêmios como o Eisner Awards, Harvey Awards, Los Angeles Time Book Prize entre outros.
Asterios Polyp mostra a história de um professor de arquitetura fracassado, que dá nome ao livro. Asterios acima de tudo, é muito frustrado pois nenhum de seus projetos foi realizado. Além do ar ranzinza, o professor sempre reclama de seus alunos e os classifica de uma forma muito interessante. Segundo ele, existem dois tipos de alunos: os que não sabem desenhar e os que não sabem pensar. Com roteiros afiados e seus já costumeiros explêndidos desenhos, Mazzuchelli nos vai conduzindo por uma jornada de auto conhecimento e descobertas de sentimentos até então, inatos no personagem.
Tudo isso se dá com a entrada da personagem Hana, por quem Asterios cria um elo, já que a jovem partilha de sua visão pouco ortodoxa das coisas e faz com que o velho professor mude seus conceitos e comece a buscar um algo a mais no seu interior. Mas é quando a possibilidade de ficar com a jovem vai para o espaço, Asterios começa a se aprofundar em seus sentimentos e pensamentos para descobrir se ele é merecedor ou não do amor de Hana.
Apesar de muito cultuado e ganhador de diversos prêmios, Asterios Polyp é considerado uma leitura complicada. Muitos resenhistas americanos aconselham quem for ler a obra, que o faça 2 vezes, pelo menos, para que se possa digerir melhor toda a profundeza da história.
Mazzuchelli estava produzindo esse álbum fazia mais de 10 anos. Muita pesquisa e muito trabalho fizeram com que esse livro fosse muito esperado tanto pela crítica quanto pelos fãs.
A graphic foi lançada em 2009 nos EUA pela pequena editora Pantheon, que já publicou trabalhos de artistas como Joe Sacco e Art Spiegelman.
Certamente esse álbum seria uma ótima pedida para ser lançado aqui no Brasil, pois Mazzuchelli por si só já chama atenção. Ainda mais quando ele está a frente de uma história tão interessante e que com certeza merece ser vista pelo público brasileiro. Fica aí a dica.

Espero que tenham gostado dessa nova coluna e escrevam dizendo o que acharam. Se conhece alguma série que está inédita por aqui, comente que nós falaremos dela aqui.
Até quarta com mais uma postagem.

Nenhum comentário: