quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Top 5 - Melhores Filmes Baseados em Quadrinhos

Demorou. Deu trabalho. Mas ele está aqui. O Top 5 dos melhores filmes baseados em quadrinhos. Muita pesquisa foi feita. Muita consideração também. Tanto que a postagem está saindo um dia atrasada. Quero deixar bem claro que esa lista foi feita levando em consideração 2 coisas. Uma é a qualidade do filme em si. Oras, o filme tem de ser bom mesmo pra entrar na lista. E outra é o impacto que o filme teve em seu lançamento. Seja em bilheterias ou até em alguma controvérsia. Então, sem mais delongas, vamos a lista.

5º - X-MEN - O FILME (2000)
Muita gente vai espernear e reclamar da presença desse filme na lista. A grande maioria enxerga X-Men 2 como um filme melhor que o 1º. Realmente, a segunda película dos mutantes tem uma estrutura muito mais segura do que o filme de 2000. Além de ter uma história mais bem amarrada. Mas parafraseando o diretor dos dois primeiros filmes dos X-Men, Bryan Singer, ``não existiria um X-Men 2 se não fosse o 1º.´´Não daria pra fazer o segundo filme, não fosse a história e a base criada no primeiro.
Além disso, X-Men foi o pioneiro em filmes baseados em quadrinhos, principalmente da Marvel. Foi depois do sucesso alcançado pelo filme mutante, que os estúdios de cinema começaram a investir pesados nas adaptações de quadrinhos. Se X-Men tivesse naufragado nas bilheterias, muitas produções nem teria acontecido.
E apesar do filme ter sido feito com um orçamento baixo (U$ 75 milhões), contou com um talentosíssimo diretor. Singer que já havia dado um show de direção em filmes como Os Suspeitos e O Aprendiz, mostrou muita versatilidade ao transpor o universo mutante pras telonas. Sem contar que ele revelou ao mundo um grande ator: Hugh Jackman, o Wolverine.
Sem contar que ver seus heróis preferidos na telona, depois de tanto tempo de espera, foi um sonho realizado.

4º - SIN CITY (2005)
Outro filme que divide opiniões. Lembro-me de quando fui ver no cinema esse filme. E as reações ao fim da seção eram bem polarizadas. Metada adorou e conhecia o universo criado por Frank Miller nas hq´s. A outra metade odiou veementemente e abominou a produção. Claro que eles nunca haviam lido as histórias de Sin City, por isso acharam muito improváveis certos atos da película.
Robert Rodriguez fez um excelente trabalho dirigindo essa adaptação que pode perfeitamente ser chamada de transcrição, já que quadro por quadro, expressão por expressão contidas nas hq´s foram passadas pro filme de maneira idêntica e realista. Um grande elenco ajudou também: Bruce Willis, Clive Owen, Mickey Rourke, Ellijah Wood, Jessica Alba, Britany Murphy entre outros estrelaram o filme que foi dividido em 3 partes. Cada uma condizente a uma história nas hq´s. E Rodriguez chamou o próprio Miller pra dirigir uma das partes e Quentin Tarantino pra comandar a outra. E isso deu ao filme um tratamento único.
Claro que as histórias ajudam, já que as hq´s de Sin City são praticamente roteiros prontos. Poucas mudanças foram feitas e isso garantiu uma das adaptações mais fiéis de quadrinhos já vista, sem contar que o filme é ótimo e prende sua atenção, assim como a hq faz.
Além disso uma tendência foi criada: a de adaptações ultra fiéis a sua fonte, como por exemplo 300 e Watchmen.

3º - HOMEM DE FERRO (2008)
Junte um astro em ascenção, um ótimo diretor e uma história muito bem feita e você terá um dos melhores filmes baseados em quadrinhos.
Não há dúvidas de que Robert Downey Jr. é a encarnação na vida real de Tony Stark. Seus trejeitos e sua ótima atuação garantiram um divertidissimo filme. Dirigidos pelo competente Jon Favreau, Homem de Ferro se consolidou como uma das maiores bilheterias da história do cinema e não a toa. Um filme muito bem feito e com uma ótima história, que soube muito bem transpor para as telas o universo em que Tony Stark vive. As armaduras foram muito bem feitas e os efeitos especiais estão de cair o queixo.
Humor na dose certa, ação, aventura e um pouco de drama garantem o lugar de Homem de Ferro nessa lista. Sem dúvida nenhuma um dos filmes mais divertidos baseados em história em quadrinhos. Sem contar que, sendo esse o 1º filme do Marvel Studios, a sensação que se tem é a interação dos personagens. O que dizer da ótima cena pós créditos com Nick Fury? Ou da presença de um protótipo do escudo do Capitão América na oficina de Tony Stark?
Homem de Ferro proporcionou a nós fãs uma coisa que a anos queremos ver: os Vingadores reunidos na telona. E 2012 ta aí pra realizar esse desejo.

2º - BATMAN (1989)
Numa época em que ninguém ligava muito pros filmes baseados em quadrinhos (já que em sua grande maioria eram péssimos), a Warner chamou um iniciante, porém muito talentoso diretor de cinema chamado Tim Burton para realizar um filme do Batman.
Mas nada daquele carnaval que era o seriado dos anos 60. A ordem agora era fazer um filme sombrio e isso Burton sabe fazer como ninguém. Com um orçamento pequeno, mesmo pra época, ele realizou uma obra prima. Com um roteiro bem escrito e tudo feito com aquele ar tenebroso característico dos filmes do diretor, Batman conquistou muitos fãs. Pessoas que nunca haviam lido uma história em quadrinhos, começaram a ler, tudo por causa do efeito que Batman - O Filme causou na sociedade na época. O que se viu no mundo foi uma Batman mania. Só se falava em Batman.
O que ajudou o filme a se tornar uma febre foram os atores escalados. Michael Keaton (Batman), Kim Basinger (Vick Valle) e principalmente Jack Nicholson como Coringa. Ele roubou a cena. Não é um filme somente do Batman, mas sim do Coringa com o Batman. Quem não se simpatizou com o enlouquecido Nicholson quando ele descobre que ficou com o rosto deformado e as gargalhadas, quebra o espelho dado pelo médico? Muita gente acha que ele foi injustiçado ela Academia, ao não ganhar uma indicação ao Oscar. Mas o filme foi premiado com uma estatueta, a de Melhor Direção de Arte. Além disso o filme arrecadou mais de 400 milhões de dólares nas bilheterias, algo inédito na época.
Sem contar que Batman - O Filme rendeu uma sequência: o ótimo filme, Batman - O Retorno, também de Tim Burton.

1º - HOMEM-ARANHA 2 (2004)
Herói favorito de muita gente (como por exemplo eu), por muitos anos tentou-se fazer um filme do Homem-Aranha. Por várias vezes o projeto quase saiu do papel. Tirando aquela versão ridícula dos anos 60, o cabeça de teia sempre ficou no quase. Ainda bem, pois o melhor estava por vir. Em 1999 a Sony adquiriu os direitos de produção de um filme do personagem. Assim que foi contratado o diretor, sabia-se que um bom trabalho seria feito. Sam Raimi era um ótimo diretor. E com Tobey Maguire como Peter Parker, o primeiro Homem-Aranha foi um tremendo sucesso. Mas a melhor história estava por vir. Homem-Aranha 2 estrou em 2004 e conseguiu um feito até hoje imbatível: o de filme com melhor bilheteria no seu final de semana de estréia. E tudo isso se deve a um filme praticamente perfeito. Superando o primeiro em todos os aspectos, Sam Raimi realizou uma obra do gênero. Contando com Dr Octopus como um carsimático vilão, muito bem interpretado por Alfred Molina, o filme alternava de maneira muito criativa e divertida entre humor, ação, drama (evidenciado muito mais nesse filme) e pequenas sacadas que os fãs do personagem certamente perceberam.
Ganhador do Oscar de Efeitos Especiais, o filme marcou por retratar de maneira perfeita o universo do Homem-Aranha, nos deixando saudosistas e com vontade de assistir diversas vezes.

Bom, essa foi a lista dos 5 melhores filmes baseados em quadrinhos. Se você concora, discorda de algum filme ou de todos, acha que hove alguma injustiça, comente e vamos debater esse tema tão interessante.
Sexta feira tem mais postagem e em breve farei um Top 5 dos piores filmes baseados em quadrinhos. Como diria o homem do baú, aguardemmm.

2 comentários:

Luis disse...

Po fiko bacana o post pra mim x-men o filme e homem aranha 2 são os melhores,batman e homen de ferro são legais mais os outros 2 eu viajei demais e o sin city eu não gostei
aguardando o proximo top 5

Felipe Caetano disse...

é isso aí luis... logo logo tem mais um top 5