quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Lembra desse: Rom - O Cavaleiro do Espaço

Depois de um tempo fora do ar, a coluna mais nostálgica da internet está de volta. E no Lembra desse de hoje iremos recordar juntos de um personagem que marcou época nos anos 80 e fez muito sucesso, angariando muitos fãs. Falo de Rom, O Cavaleiro do Espaço.
Criado no ano de 1979 pelo designer Bring McCoy, originalmente Rom era um brinquedo não muito popular da pequena fábrica Parker Brothers. Apesar de seu baixo desempenho nas vendas, o personagem rendeu uma boa adaptação aos quadrinhos. A Marvel (que na época publicava adaptações de Star Wars, Planeta dos Macacos, GI Joe entre outros) comprou os direitos do boneco e começou a lançar uma série mensal do personagem que durou 75 edições.
Bil Mantlo, que na época era o superstar da Marvel e estava fazendo um ótimo trabalho a frente da revista do Hulk, foi o escolhido para escrever as histórias de Rom. Sal Buscema foi o desenhista, que deu uma leve adaptada nas formas do boneco para os quadrinhos. Na primeira edição foi mostrada a chegada dele a Terra, depois de seu planeta ter sido assolado por uma guerra com uma outra raça (Rom é de uma raça de humanóides, muito parecidos com os humanos). Inicialmente ele acusado de matar humanos. Mas essa confusão toda foi corrigida e Rom passou a ser visto como um dos heróis.
Depois disso Rom passou a se encontrar frequentemente com os personagens da Marvel. Capitão América, X-Men, Homem Formiga entre outros, atuaram ao lado do robo alienígena. Ele até teve um companheiro mirim. Rick Jones (que já foi o ``Robin´´ de muito herói na Marvel) acompanhou Rom em muitas aventuras.
Entre suas diversas histórias, Rom enfrentou de tudo: desde alguns heróis, até vilões do universo Marvel como Irmandade de Mutantes, os Skrulls e até mesmo Galactus, o devorador de mundos. E foi com esse último como vilão protagonista que a série de Rom chegou ao final. Depois de descobrir que o vilão havia mudado seu planeta natal de lugar (Galactus gosta de fazer isso né??), Rom fez de tudo para poder descobrir o paradeiro de seu lar. E sua resposta não poderia ser pior: ele ficou sabendo que todos os habitantes de sua terra natal foram dizimados. E essa descoberta foi pior ainda, pois Rom chegou aqui na Terra como membro de um grupo intergaláctico denominado Cavaleiros do Espaço. E foi exatamente uma nova leva de Cavaleiros que chacinou todos seus conterrâneos. Munido de uma ajuda de Beyonder, Rom, juntamente com outros Cavaleiros originais, enfrentou os vilões e recuperarou seu planeta natal.
A série de Rom chegou ao final após esse cataclísmico evento. O personagem voltou a aparecer em algumas outras séries e especiais. Mas há muito tempo anda longe das hq´s.
Bill Mantlo escreveu as 75 edições da série, mais os 4 anuais. Sal Buscema desenhou do 1º até o número 55. Marcus Bright foi o desenhista convidado para a edição 56. Buscema voltou nos números 57 e 58. Do número 59 até a última edição, 75, quem assumiu os lápis foi o lendário Steve Ditko, que inclusive ajudou Mantlo no desenvolvimento de algumas histórias.
No Brasil Rom apareceu em diversas revistas, mas primeiramente na revista Marvel Premiere nº 4, da RGE agosto de 1982. Depois apareceu na série do Hulk, logo em sua 1ª edição, em julho de 1983. Daí ele apareceu na revista dos X-Men e foi um dos astros no Superalmanaque Marvel nº 1. Depois disso, ele ainda apareceu em algumas outras publicações, mas não teve sua série completa publicada aqui no Brasil.
Recentemente a Marvel anunciou que Rom voltará a aparecer, mas não detalhou se será em alguma saga cósmica ou numa mini série própria. Ele tem tudo a ver com o atual cenário de aventuras espaciais da Marvel. Tomara que ele volte logo, pois deixou muita gente com saudade, tanto la fora quanto aqui no Brasil.

Espero que tenha gostado da coluna de hoje e não se esqueçam de comentar ela e falar sobre esse personagem que cativou tanta gente nos anos 80 e começo dos anos 90 aqui no Brasil. E se você quiser ver algum personagem, revista ou história mostrado aqui na coluna Lembra desse, indique-o nos comentários, dizendo porque ele merece ser lembrado que certamente iremos publicar aqui no blog Nona Arte.

Até sexta feira com mais uma postagem nova.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu tenho 23 anos,as primeiras historias de rom que eu li da minha vida vieram da biblioteca da escola onde a minha mãe ensina,ediçoes muito boas mas quase destruidas,eu achava simplesmente demais as historias,seres infiltrados entre os seres humanos e um cara com uma armadura muito legal,hoje eu posso aproveitar mais essa saga de rom,tenho mais conciencia do que acontece,daqui um dias vai chegar umas revistas do hulk que eu comprei,vou adorar ler as parts das historias que eu não conhecia e reler o que ja li,rom é novo,emocionante,com bons argumentos e desenhos legais,recomendo.

ASS:DIEGO LEAL

Anônimo disse...

muitooooooooooooo bom estas historia sobre personaguem rom parabens!!!